“Our vision is more obstructed by what we think we know than by our lack of knowledge.” Kristen Stendahl



Ingles como opçao?


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Existe uma noção que o significado das palavras (técnicas) existe nos signos das letras; como se o significado das palavras residiu nestes mesmos signos. Assim, a tarefa de um professor de inglês será para transmitir estes signos aos alunos - com explicações, definições actividades e exercícios- claro!

Mas o significado de linguagem (a semiose?) não pode ser separado da comunidade (técnica, profissional ou académica) que os usam. O sentido está num processo constante de (re-)negociação. Os alunos, membros na periferia destas comunidades, estão num processo de observar e participar nestes comunidades em que este linguagem faz sentido. Por isso é errado pensar que o "inglês técnico" pode ser visto como uma disciplina das linguagens dissociada das comunidades e os valores e os géneros destas comunidades.

Por agora (até o dia em que Chinês tornar a língua franca) inglês é diferente das outros línguas. Mesmo uma pessoa que nunca sai fora de Portugal vai ter que interagir em inglês (presencialmente e online) com pessoas (e textos) das suas comunidades profissionais e académicos. Estes comunidades vão consistir em pessoas que não são inglesas mas que partilham e negociam um discurso e valores em vários línguas, principalmente numa língua inglesa.

Eu acho uma disresponsabilidade não preparar os alunos para participar nestes comunidades internacionais. Também acho é reducionista pensar que o ensino de inglês empresarial é só o ensino das palavras, ou linguagens, técnicas.

No meu ver isto é um factor contribuinte para as desigualdades em Portugal (e no mundo). Os alunos dos pais que viajam ou que fazem parte de um clique internacional vão ter uma grande vantagem no mundo internacional. E como o mundo está numa mudança tão rápida estas vantagens vão crescer e contribuir para disproporcionilização da participação numa sociedade de conhecimento. O resto dos alunos não vão perceber a sua desvantagem até que seja tarde demais.

Category: Reflections
Tags: , ,


0 Responses to “Ingles como opçao?”

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

  • I'm bev trayner
  • From Setubal, Portugal
  • My profile
What is this portfolio blog?

Enter your Email


Powered by FeedBlitz

    HigherEdBlogCon 2006



Previous posts

Archives

Blogroll - Ensino Superior



Blogroll - Higher Education



Pistas como docente



Productions


ATOM 0.3

Get Firefox!